quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Estereótipo

Tem gente que pensa que aqui só tem gente que chama Maria e Manoel. E, bem, estes nomes são bastante comuns, mas sabe porque? Aqui, para registrar a criança, o nome não pode ser inventado. Então nada de juntar nome de pai e mãe, inventar, ou aportuguesar um nome em inglês, isso é coisa de brasileiro.
Esta lista mostra os nomes admitidos e não admitidos pelo registro oficial. 
A maioria dos nomes são compostos: João alguma coisa, José.., Ana... Mas o estranho é que ninguém fala seu nome composto, primeiro e segundo nome. Eles tratam como se o segundo nome fosse sobrenome (sobrenome aqui é chamado de apelido).

O estereótipo da mulher portuguesa é ter bigode,
e eu não tenho idéia de onde saiu isso, mas não é verdade.
Mulheres e homens são o oposto dos brasileiros. Aqui as mulheres não são tão vaidosas, passam bem menos maquiagem e tem um estilo bem diferente de se vestir. Os homens são mais bonitos (minha opinião apenas, rs), e mais vaidosos. Muitos fazem a sobrancelha, o que seria motivo de chacota no Brasil, e não, eles não são gays.

Portugueses não comem só bacalhau. Comem também outros peixes e porco. E batata. Geralmente uma vez na semana tem vitela. E batata. Algumas outras vezes frango. E batata. Batata cozida, batata frita, batata assada, purê de batata, e qualquer outro prato que possa existir com batata. Ah, e também comem coisas estranhas do mar, tipo conchas. E, aos universitários que comem no RU, morram de inveja porque aqui tem salmão na cantina. Não é aquele filé laranjinha, mas tá valendo.
Não posso reclamar, meus 7 quilos ganhados não escondem minha gula :(

Mãe, prepara o churrasco que eu tô voltando! E não pode esquecer do pão de queijo, da pamonha, do pastel e da coxinha!
Não, espera, eu aguento um pouco mais :)

Se você souber de outro estereótipo de português, deixa aqui pra eu saber!
E, se você é português, me corrija se eu estiver errada.

Um comentário:

  1. Que bom que está voltando, Mari!!
    Experiência única, né??
    Vim acompanhando seu diário de bordo!!
    Lugares lindos, experiências novas, medos, insegurança... Tudo contribuiu para o mais puro aprendizado!!
    Venha com Deus!!
    Estamos com saudades!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixei seu comentário aqui :)